Um retorno ao básico: compreendendo os paradigmas de pesquisa e sua aplicação na pesquisa em administração

Authors

  • Amarolinda Zanela Saccol

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346591555

Abstract

O artigo aborda os diferentes paradigmas que devem guiar a escolha de estratégias de pesquisa na área de Administração, discutindo as principais características de dois desses paradigmas: o positivismo (fortemente relacionado a pesquisas de natureza quantitativa), e o interpretativismo (fortemente relacionado a pesquisas de natureza qualitativa). A compreensão desses paradigmas é fundamental para a escolha de uma estratégia adequada de pesquisa; o artigo pretende contribuir para esse entendimento por meio de uma discussão objetiva e didática, visando a auxiliar, principalmente, aqueles que iniciam a atividade de pesquisa acadêmica em Administração.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-07-24

How to Cite

Saccol, A. Z. (2010). Um retorno ao básico: compreendendo os paradigmas de pesquisa e sua aplicação na pesquisa em administração. Revista De Administração Da UFSM, 2(2), 250–269. https://doi.org/10.5902/198346591555

Issue

Section

Articles