DELIMITANDO AS FRONTEIRAS ENTRE MERCADOS CONVENCIONAIS E ALTERNATIVOS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

Autores

  • Paulo André Niederle UFRGS

Resumo

A agricultura familiar encontra-se integrada a um vasto conjunto de mercados agroalimentares, comumente percebidos segundo uma dicotomiabásica que dispõe, de um lado, as chamadas cadeias convencionais ou tradicionais e, de outro, as redes alternativas ou emergentes. O objetivo deste artigo é articular categorias conceituais com vistas a construir uma abordagem analítica capaz de apreender, mesmo que parcialmente, esta diferenciação para além das percepções empíricas já conhecidas. Primeiramente, destaca-se a noção de redes verticais e horizontais como uma metáfora que auxilia a compreensão da dinâmica de integração diferencial dos agricultores nas cadeias de valor e nos arranjos produtivos localizados. Em seguida, argumenta-se que parte das diferenças entre asredes convencionais e alternativas está associada aos distintos graus eformas de enraizamento (embeddedness) dos mercados. Finalmente,discute-se a questão da qualidade nos mercados agroalimentares de formaa demonstrar como diferentes modos de valoração dos produtos estão nabase deste mesmo processo de diferenciação ao qual vimos nos referimos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo André Niederle, UFRGS

Doutorando de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ).Mestre em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS).

Downloads

Publicado

2009-07-06

Como Citar

Niederle, P. A. (2009). DELIMITANDO AS FRONTEIRAS ENTRE MERCADOS CONVENCIONAIS E ALTERNATIVOS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR. Extensão Rural, (18), 1–37. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5593