Avaliação econômica da produção de maracujá (Passiflora edulis Sims f.) na região do estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Niraldo José Ponciano Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil
  • Paulo Marcelo de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil
  • Adelmo Golynski Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/141465093468

Palavras-chave:

Maracujá, Produtividade, Custo de produção, Viabilidade econômica, Risco

Resumo

A pesquisa teve como objetivo determinar, mediante o cálculo do valor presente líquido e da taxa interna de retorno, a viabilidade da produção de maracujá amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Degener) na região Norte Fluminense, bem como identificar, usando o método de Monte Carlo, o risco dessa atividade. Especificamente, determina os custos e a rentabilidade dos investimentos realizados nesta atividade. A ausência de mecanismo eficientes de gerenciamento dos custos de produção e o uso de processos produtivos inadequados são os principais problemas na produção do maracujá. Outros fatores importantes são pragas e doenças, ineficiência dos recursos de produção e instabilidade dos preços do produto no processo de comercialização. Esses fatores têm afetado diretamente a qualidade dos frutos, a produtividade, e conseqüentemente, resultado em baixa lucratividade dessa atividade. Em parte, a instabilidade dos preços pode ser minimizada com a produção irrigada, planejada para ser colhida em períodos de preços mais elevados, e com um melhor gerenciamento dos custos de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUARQUE, C. Avaliação econômica de projetos. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991. 266p.

CASAROTTO FILHO, N., KOPITTKE, B. H. Análise de investimentos: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 458p.

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Agropecuário, 1995/96. Rio de Janeiro: FIBGE.

GOMES, S. T., MELLO, R. P., MARTINS, P. C. O custo de produção do leite. Brasília: SNAB/MA, 1989. 66p.

HERTZ, O.B. Risk analysis in capital investment. Harvard Business Review, 42(1)-95-106,jan.feb. 1964.

NORONHA, J.F. Projetos agropecuários: administração financeira, orçamento e viabilidade econômica. 2 ed. São Paulo, Atlas, 1987. 269p.

PONCIANO N.J., SOUZA P.M., MATA H.T.C., VIEIRA J.R. e MORGADO I.F. Análise de viabilidade econômica e de risco da fruticultura na região Norte Fluminense. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília - DF, v. 42, n. 4, p. 615-635, 2004.

SOUZA, J. S., CARDOSO, C. E. L., FOLEGATTI, M. I. S. e MATSUURA, F. C. A. U. Mercado Mundial. Maracujá Pós-colheita. Embrapa Mandioca Fruticultura (Cruz das almas, BA). Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2002. 51p.

Downloads

Publicado

2006-06-01

Como Citar

Ponciano, N. J., Souza, P. M. de, & Golynski, A. (2006). Avaliação econômica da produção de maracujá (Passiflora edulis Sims f.) na região do estado do Rio de Janeiro. Economia E Desenvolvimento, (18). https://doi.org/10.5902/141465093468

Edição

Seção

Artigos