<b> Nas pegadas da história: tracejando relações entre deficiência e sociedade </b>

Autores

  • Gustavo Martins Piccolo Universidade Federal de São Carlos
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X4611

Palavras-chave:

Disability, Freak Shows, Difference.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X4611

Este trabalho objetiva, mediante processo de revisão literária, contribuir para com o entendimento da deficiência como produção social temporal e espacialmente situada. Centra-se sobre o período Medieval na busca de radiografar de que maneira a deficiência era entendida em tal contexto histórico, para tanto, nos valemos dos estudos de Kapler, Minois e, fundamentalmente de Rosemaire Garland-Thompson e sua emblemática obra sobre os freak shows, textos estes que nos permitem escovar as relações entre deficiência e sociedade a contrapelo, possibilitando o despir do suposto de aludida condição como dependência ou limitação, cuja consecução se materializa como obra do capitalismo e não de toda a história da humanidade conforme tencionam nossos apontamentos.



Palavras-chave: Deficiência. Freak Shows. Diferença.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Martins Piccolo, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Educação Especial e mestre em Educação pela UFSCar. Graduado em licenciatura e bacharelado pela UFSCar e professor efetivo de Educação Física da rede estadual de educação, município de Araraquara.

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutorado SORBONNE- UNIVERSITE PARIS V- RENE DESCARTES. Doutora em Psicologia pela USP (Universidade São Paulo). Professora adjunta da UFSCar

Downloads

Publicado

2012-03-26

Como Citar

Piccolo, G. M., & Mendes, E. G. (2012). <b> Nas pegadas da história: tracejando relações entre deficiência e sociedade </b>. Revista Educação Especial, 25(42), 29–41. https://doi.org/10.5902/1984686X4611

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>