<b> Programa de remediação fonológica para alunos com Síndrome de Down: aplicabilidade do método JT na Educação Especial</b>

Autores

  • Roberta Moreno Sás Universidade Federal de São Carlos
  • Danila Secolim Coser Universidade Federal de São Carlos
  • Miriam Bratfisch Villa Universidade Federal de São Carlos
  • Adriana Augusto R. de Aguiar Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Amélia Almeida Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X3973

Palavras-chave:

Reliable change index, Clinical significance, Evidence-based treatments.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X3973

Analisar resultados de intervenções, verificando sua efetividade, constitui um desafio para a pesquisa e para a atuação profissional, principalmente quando os métodos tradicionais não são aplicáveis (por problemas de amostragem ou de dificuldade de replicação). Desta forma, torna-se necessário investir no desenvolvimento de métodos alternativos. Este artigo exemplifica a aplicação do “Método JT”, método de análise da efetividade de intervenções, a partir do cálculo da Significância Clínica e do Índice de Mudança Confiável, para verificação dos efeitos de um programa de remediação fonológica realizado com oito alunos do ensino regular diagnosticados com Síndrome de Down. Os resultados da análise evidenciaram o potencial desse método para a avaliação da efetividade de programas de intervenção, tanto na análise de resultados individuais como em grupo. Discute-se a potencialidade do método para o aperfeiçoamento de programas de intervenção e encaminhamento para novas pesquisas.




Palavras-chave: Mudança confiável. Significância clínica. Tratamentos baseados em evidências.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Moreno Sás, Universidade Federal de São Carlos

Fonoaudióloga, Mestre e Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Psicologia.

Danila Secolim Coser, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Psicologia.

Miriam Bratfisch Villa, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia. Professora Voluntária do Departamento de Psicologia da UFSCar. Bolsista PRODOC/CAPES vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação Especial da UFSCar.

Adriana Augusto R. de Aguiar, Universidade Federal de São Carlos

Fonoaudióloga, Mestre, Doutora em Educação Especial e Pós-Doutora em Psicologia das Habilidades Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Psicologia. Membro do grupo de pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais – RIHS da UFSCar.

Maria Amélia Almeida, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Letras, com mestrado, Ph D e pós doutorado em Educação Especial. Professora associada da Universidade Federal de São Carlos, docente no Programa de Pós Graduação em Educação Especial da UFSCar.

Downloads

Publicado

2012-03-26

Como Citar

Sás, R. M., Coser, D. S., Villa, M. B., Aguiar, A. A. R. de, & Almeida, M. A. (2012). <b> Programa de remediação fonológica para alunos com Síndrome de Down: aplicabilidade do método JT na Educação Especial</b>. Revista Educação Especial, 25(42), 127–141. https://doi.org/10.5902/1984686X3973

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)