Quais são as técnicas comportamentalistas que os docentes consideram mais eficazes nas crianças com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção?

Autores

  • Eduardo Chaves Cruz Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Cecilia Mendes Espinho Brito

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X17523

Palavras-chave:

Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção, Técnicas comportamentalistas, Comportamento.

Resumo

A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação neurocomportamental que se caracteriza por padrões persistentes e níveis desadequados de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade. É o distúrbio mais frequente em idade escolar, pelo que se torna pertinente que o professor saiba intervir adequadamente, recorrendo a estratégias educativas e comportamentais apropriadas, tendo em vista o sucesso académico e a integração social. Atualmente, a PHDA é provavelmente a perturbação da infância mais estudada e com a qual os docentes do 1.º Ciclo mais se debatem no seu quotidiano. No presente estudo, com o objetivo de identificar as técnicas comportamentalistas, baseadas no reforço positivo e na punição que os docentes consideram mais eficazes para modificar o comportamento das crianças com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção e qual é a frequência com que recorrem à sua utilização, elaborou-se e aplicou-se um questionário a uma amostra de duzentos e cinquenta docentes. Os resultados obtidos evidenciam que os docentes utilizam com maior frequência o Contrato de Contingências e o Custo da resposta, atribuindo-lhe uma eficácia superior comparativamente com o Time-Out e o Programa de economia de fichas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Cruz, E. C., & Brito, C. M. E. (2016). Quais são as técnicas comportamentalistas que os docentes consideram mais eficazes nas crianças com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção?. Revista Educação Especial, 1(1), 13–25. https://doi.org/10.5902/1984686X17523

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua