O olhar e a construção do sentido em Ninguém matou Suhura, de Lília Momplé
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X61848Palavras-chave:
Lília Momplé, Suhura, Mikhail Bakhtin, Olhar, ImagemResumo
Este trabalho apresenta uma análise do conto “Ninguém matou Suhura” da escritora moçambicana Lília Momplé. Partindo de uma abordagem analítica que persegue os procedimentos de construção de sentido, o presente texto tem como objetivo a apresentação da problemática do olhar e da imagem como elementos da configuração dos elementos de repressão e subalternização presentes no contexto da colonização portuguesa em Moçambique. A leitura será desenvolvida com foco rigorosamente centrado nos procedimentos de linguagem, embora seja perceptível um fundo teórico inspirado no problema da dimensão axiológica da consciência autoral, sobretudo quanto aos problemas de estilo, o que nos impõe reconhecer o contributo de Mikhail Bakhtin a este respeito, principalmente nos ensaios em que o problema é abordado em Estética da criação verbal (2011).
Downloads
Referências
ACHEBE, Chinua. Morning Yet on Creation Day. London: Heinemann, 1975.
BAKHTIN, Mikhail M. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAMISILE, Sunday Adetunji. A influência do conceito do universalismo e pós-colonialismo na literatura africana contemporânea. Babilónia - Revista Lusófona de Línguas, Culturas e Tradução, Lisboa, vol. 9, n. 8, 2010, p. 27-47.
CABALO, José Luís de Oliveira. Moçambique: Identidades, Colonialismo e Libertação. 2007. Tese (Doutorado – Programa de Antropologia Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2007.
CHINWEIZU et al. Towards the Decolonization of African Literature. Enugu: Fourth Dimension, 1980.
EKWENSI, Cyprian. African Literature. Magazine, Lagos, n. 83, Dec. 1964, p. 85-96.
LÍLIA MOMPLÉ in Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2020. Disponível em: https://www.infopedia.pt/$lilia-momple.
MOMPLÉ, L. Ninguém matou Suhura. 3. ed. Maputo: Edição da Autora, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).